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Os 5 domínios da inteligência emocional

5 domínios da inteligência emocional

O primeiro passo para entender a inteligência emocional é desenvolvê-la e praticá-la diariamente, sendo que para isso é possível entender de uma forma melhor quais são os cinco domínios da inteligência emocional.

Ao entender esses domínios será muito mais simples ter controle das suas emoções, facilitando a construção de relações mais saudáveis e tomadas de decisões mais conscientes. Baseado na principal obras sobre o tema: “Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente” de Daniel Goleman, podemos enxergar os cinco domínios que são determinantes para ter êxito nos relacionamentos e no trabalho. Vamos conhecer melhor esses domínios.

Conhecer as próprias emoções

Conhecer-se. O primeiro domínio é analisar as tuas emoções e seus atos, principalmente as suas respostas aos seus estímulos. O que você faz quando se sente frustrado, é uma resposta verdadeira ou será que existem outros sentimentos? E a ansiedade? Será que não é ela que está sendo a responsável por esconder outras emoções?

Ou seja, podem existir diversos outros sentimentos, como fracasso, receio de julgamento, temor de se apresentar, os quais podem atrapalhar mais ainda a confusão de suas emoções. Dessa forma o primeiro passo é sempre conhecer as suas próprias emoções para então conseguir gerenciá-las.

Porém é preciso que se entenda que esse é um processo gradual, que implica em um conhecimento e que ele é diferente de pessoa para pessoa.

Controlar as emoções 

O gerenciamento das emoções só é possível a partir do conhecimento das mesmas, portanto entender suas emoções é o passo mestre para trabalha-las.

Assim ter consciência de suas emoções, fará com que o individuo consiga desenvolver a sua inteligência, ou seja, ao controlar é importante que o individuo entenda a diferença entre autopercepção e heteropercepção.

Autopercepção é o que entendemos e percebemos, enquanto que heteropercepção é como os outros nos enxergam na mesma situação. Ou seja, como as pessoas nos enxergam não é, necessariamente, a mesma coisa que você pensa.

Automotivação

Conforme se vai aprendendo a gerenciar as emoções e racionalizar sobre as decisões, faz com tenhamos muito menos conflitos internos, ou seja, uma vez no controle e gerenciamento de suas emoções, abre-se um caminho muito mais tranquilo e equilibrado na busca de seus objetivos. Isso implica em um conceito maior que é a capacidade de mudança de padrões de comportamento.

Ou seja, é preciso acreditar na possibilidade que se pode mudar, aliás, esse é justamente a profundidade da automotivação, já que ela afetará diretamente o seu crescimento profissional, de relacionamento e na própria vida.

Empatia

É a capacidade de se colocar no lugar do outro. Sendo que ela tem que ir muito além da validação e respeito com o sentimento do outro, somente através da empatia é possível se inserir no contexto que o outro está entendendo aquele sentimento que despertou uma determinada emoção.

Este domínio é importantíssimo, pois melhora as relações humanas e possibilita que as coisas sejam vistas por outros ângulos.

Relacionar-se Interpessoalmente

Por fim o último domínio da inteligência emocional é relacionar-se interpessoalmente. Um fato inegável é que sempre precisamos do outro, afinal somos organismos sociais, porém para que isso aconteça é preciso que exista um equilíbrio entre empatia, autocontrole e autoconsciência.

Dessa forma é possível transitar entre os grupos e conseguir se relacionar com todos. Todos os relacionamentos precisam ser baseados no respeito, e dessa forma é a maneira eficiente para criar um ambiente positivo ao seu redor.

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