Curso de Inteligência Emocional

Blog da Inteligência Emocional.

Dicas para desenvolver a sua inteligência emocional

Muitas pessoas já entenderam o que é a inteligência emocional, mas ainda ficam na dúvida de como é possível desenvolver essa parte tão importante da sua vida. Para conseguir aprofundar mais nesse tema é que esse artigo foi pensado, justamente para trazer algumas dicas de como desenvolver a sua inteligência emocional.

 

Comece observando os seus padrões de comportamento

 

O primeiro passo do desenvolvimento da inteligência emocional é observar quais são as nossas reações frente as mais diversas situações adversas. Somente dessa forma é que conseguimos nos conhecer melhor, além de começar a perceber quais são os comportamentos que são potencialmente lesivos para o nosso bem-estar, conseguindo reverter de forma sensível esse quadro.

Para ilustrar podemos trazer o seguinte exemplo. Imagine que você acabou de acordar e está com humor particularmente irritado e impaciente, dessa forma o primeiro passo do seu dia deve ser reconhecer o que está te deixando nessa situação e entender que isso não é normal. Uma vez que tenha entendido isso é que será possível buscar as origens desse problema e entender como é possível amenizar ou mudar essa situação.

Assim, pode ser interessante para você mudar o foco, como por exemplo colocar a sua mente para trabalhar modificando os seus pensamentos de “não posso acordar mal humorado” para “por que estou acordando dessa forma e o que posso fazer para modificar isso?”

Nesse primeiro caso o importante é observar o comportamento não fazer o processo de reprimir as suas emoções.

 

Controle a sua impulsividade

 

Muitas vezes acabamos tomando atitudes ou dizemos as mais diferentes coisas movidos apenas pelo nosso comportamento impulsivo. Esse problema geralmente que é feito no “calor do momento” não é nem de perto uma atitude sensata, mas sim uma atitude feita de forma irracional.

O ideal é que a pessoa realize ações que sejam feitas de forma racional e equilibrada, caso contrário é comum tomar atitudes que serão carregadas de arrependimento ou acabando proferindo coisas que não deveriam ser ditas.

Toda vez que você estiver com os ânimos exaltados, de forma a estar muito nervoso, triste ou até mesmo eufórico, pare e respire, dê um tempo para você mesmo antes de tomar qualquer decisão que seja impactante. Em alguns casos, poucos minutos de silêncio e privacidade, ou simplesmente respirar fundo já pode evitar muitas brigas, desentendimentos e decisões erradas.

 

Busque confiar em si mesmo

 

Talvez uma das coisas mais complicadas que uma pessoa pode encontrar é garantir a sua autoconfiança, principalmente quando tudo parece que está errado, entretanto somente dessa forma é possível desenvolver a Inteligência emocional.

É bem verdade que todas as pessoas apresentam defeitos, angústias, medos e tristezas, mas todos nós temos uma enorme capacidade de vencer. Dessa forma sempre que se sentir desanimando ou sem confiança, sempre lembre de seus pontos positivos ou faça uma lista de conquistas. As vezes pequenos atos podem aumentar a sua perseverança.

 

Faça do respeito uma base para todas as suas relações

 

Por fim uma habilidade para desenvolver a sua inteligência emocional é justamente conseguir se colocar no lugar do outro, já que somente assim é possível o desenvolvimento de uma relação saudável.

Assim compreender o outro, utilizar palavras de sabedoria e não leve tudo para o lado pessoal, fará com que as suas relações se modifiquem de forma bastante interessante te fazendo uma pessoa muito melhor.

Temos mais conteúdos sobre Inteligência Emocional para você:

Liderança e Inteligência Emocional

Liderança e Inteligência Emocional

Não há dúvidas de que a inteligência emocional é fundamental nas diferentes esferas da vida. Afinal, lidar com as emoções e controlar as reações impulsivas contribui para a harmonia nas relações interpessoais. Sobretudo, auxilia na qualidade de vida e inspira uma rotina tranquila e agradável.

LEIA MAIS »

Inteligência Emocional com Augusto Cury

Considerado um dos principais nomes quando o assunto é Inteligência Emocional, Augusto Cury possui diversos livros sobre o tema. O psiquiatra e escritor costuma dizer que o gerenciamento das emoções é sempre possível, no entanto, reforça a importância de seguir técnicas para que esse processo seja, de fato, alcançável.

LEIA MAIS »

Já conhece nosso método?

Os segredos da inteligência emocional em um guia completo para revolucionar seu autoconhecimento.

Aprenda a gerenciar suas emoções e atingir níveis de motivação e disciplina que a maioria das pessoas não conseguem.