A inteligência emocional tem sido um assunto muito discutido devido à necessidade cada vez maior que as pessoas têm tido de compreender as suas emoções.
Afinal, o senso crítico se tornou mais presente na sociedade, fazendo com que se torne necessário aprender mais sobre como cada um se sente e entender como extrair o melhor de cada emoção.
Não é para menos que até as escolas têm apresentado o uso da inteligência emocional como um diferencial: elas se propõem a usar uma metodologia que ajude os pequenos a lidar de forma saudável com os seus próprios sentimentos e com os sentimentos dos outros.
Há uma série de livros que servem mesmo como um guia sobre a inteligência emocional e que, em uma sociedade onde tantas pessoas se deixam levar pelas emoções, saber como controlá-las quando preciso é uma grande qualidade.
A seguir, alguns guias indicados sobre o assunto, sendo eles completos e permitindo um entendimento pleno do tema.
Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente (Daniel Goleman)
Daniel Goleman é um dos principais nomes quando se trata de estudos do cérebro e ele nem mesmo é neurologista: na realidade, ela é da área de Jornalismo, mas se dedicou durante anos a fazer coberturas sobre esse assunto.
O fato é que o livro Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente foi mesmo uma revolução no final dos anos 90.
Até aquele momento, as pessoas não davam tanta importância ao estudo do emocional e Goleman aparece dizendo que, diferente do que se pensa, o aspecto emocional tem tanta relevância para o sucesso quanto o aspecto racional.
Nesse livro, que é facilmente encontrado nas livrarias, é possível entender mais sobre os cinco pilares da inteligência emocional, com o diferencial de que o autor fornece muitas situações-modelo para que esses conceitos sejam mesmo compreendidos.
Atualmente, as pessoas podem até mesmo comprar esse livro de Daniel Goleman na forma Kindle.
Gestão da emoção: Técnicas de coaching emocional para gerenciar a ansiedade – Augusto Cury
Até os profissionais da Psiquiatria se renderam aos estudos da inteligência emocional e o psiquiatra Augusto Cury é um dos maiores exemplos disso.
O seu livro Gestão da emoção: Técnicas de coaching emocional para gerenciar a ansiedade é um dos mais procurados pelos leigos e pelos especialistas que se interessam em gerir melhor os seus sentimentos.
Poucas pessoas se lembram disso, mas a ansiedade é um tipo de emoção e, infelizmente, ela tem atrapalhado muito a evolução pessoal e profissional de muita gente. Afinal, quem nunca ouviu falar das famosas crises de ansiedade?
Nessa obra, Augusto Cury se compromete a mostrar aos seus leitores como a inteligência emocional pode ajudar a manter a sanidade sob controle, evitando que ela cause ainda mais impactos em todas as áreas da vida.
Na realidade, as técnicas usadas pelo psiquiatra também podem ser redirecionadas para outros tipos de emoções.
Trabalhando com a inteligência emocional – Daniel Goleman
Mais uma obra de Daniel Goleman que tem a intenção de ajudar as pessoas a gerenciar melhor os seus sentimentos; desta vez, o foco é o ambiente profissional.
Não há dúvida de que o trabalho é um dos ambientes nos quais mais se pode perder a cabeça, ainda mais devido à pressão, devido à possibilidade de relação ruim com os colegas, devido ao cansaço e muito mais.
A realidade é que, caso os profissionais não saibam como administrar as suas emoções, dificilmente eles conseguirão encontrar a paz no seu trabalho, lidar bem com crises e, claro, avançar de cargo.
Há muita gente que reclama por não conseguir melhorar na empresa onde trabalha ou até pela sua carreira não estar no patamar que era esperado. Entretanto, a sua falta de capacidade de lidar com certas emoções pode ser a principal causa para isso.
Sendo assim, o livro Trabalhando com a inteligência emocional é um dos mais indicados para quem deseja saber aproveitar melhor os seus sentimentos e proteger a sua carreira.
Inteligência socioemocional: Ferramentas para pais inspiradores e professores encantadores – Augusto Cury
Mais do que aprender sobre inteligência emocional sendo adulto, é muito proveitoso aprender a lidar com as emoções enquanto criança. Afinal, os pequenos ainda não têm noção, muitas vezes, daquilo que estão sentindo e nem sabem como lidar com as sensações.
E quem passa mais tempo com as crianças se não os pais e os professores? Quem são as primeiras referências para os pequenos, inclusive com relação à inteligência emocional?
Sendo assim, é claro que se deve mencionar o livro Inteligência Socioemocional: Ferramentas para pais inspiradores e professores encantadores, escrito pelo psiquiatra Augusto Cury.
Nesta obra, os pais e os professores são convidados a refletir a respeito de como podem ajudar as crianças a desenvolver a sua inteligência emocional, reconhecendo as suas emoções, compreendendo como elas impactam a sua vida e como podem também afetar as demais pessoas.
Além disso, esse livro se propõe a ajudar os responsáveis pelas crianças a ajudá-las a ter senso crítico, tudo se baseando no conhecimento maior sobre os seus sentimentos.
O poder da inteligência emocional: Como liderar com sensibilidade e eficiência – Daniel Goleman
Por fim, esta obra de Daniel Goleman tem como proposta ajudar líderes a aproveitar os benefícios da inteligência emocional de forma que eles possam ser mais humanos no trato com os profissionais e extrair deles melhores resultados.
O livro O poder da inteligência emocional: Como liderar com sensibilidade e eficiência também é ideal para quem está planejando se tornar líder. Dessa forma, essa pessoa já começará a sua nova jornada tendo em mente como gerenciar as suas próprias emoções, não permitindo que os seus liderados sejam afetados por elas.
Ao acompanhar a reflexão do jornalista, os leitores poderão compreender como a liderança vai além de estar à frente de uma equipe: é preciso saber como filtrar emoções e fazer com que os seus funcionários valorizem sempre os melhores sentimentos, como a positividade.
O Curso de Inteligência Emocional do Método C3N engloba todos os aspectos de estudo da doutrina de Gooleman e de mais de 100 outros autores