Curso de Inteligência Emocional

Blog da Inteligência Emocional.

Inteligência Emocional no Trabalho

A inteligência emocional no trabalho é uma das principais competências que conseguem fazer toda a diferença quando falamos de relações interpessoais. Dessa forma um profissional pode ser considerado inteligente nas mais diferentes áreas do conhecimento, porém ter um domínio sobre as próprias emoções e sobre as dos outros é um dos maiores diferenciais que alguém pode ter.

 

Quando pensamos em um local de trabalho, uma empresa, por exemplo, essa competência ainda apresenta um impacto muito mais decisivo, principalmente quando falamos de clima organizacional, na cultura e na produtividade das equipes.

 

Para entender como esse processo funciona é preciso aplicar a inteligência emocional no trabalho de forma que seja possível aumentar ainda mais a performance e alcanças os mais diferentes objetivos na carreira.

Dessa forma continue lendo o artigo para ter a plena certeza que vale muito a pena investir nessa habilidade em sua carreira.

 

O que é Inteligência Emocional no trabalho?

 

Quando falamos de inteligência emocional no trabalho estamos falando de uma soft skill, que é uma competência comportamental, e que consiste em reconhecer, avaliar e influenciar seus próprios sentimentos e dos outros dentro das mais diferentes relações profissionais.

 

O conceito se tornou muito popular após os estudos desenvolvidos por Peter Salovey e John Mayer, o qual publicara o livro Emotional Intelligence, na década de 1990. Dentro dessa obra a definição de inteligência emocional é a seguinte:

 

“A capacidade de monitorar seus próprios sentimentos e emoções e também os dos outros, discriminá-los e usar essas informações para guiar o pensamento e ações alheias.”

 

Portanto, dentro de um contexto organizacional, a inteligência emocional se posiciona como uma competência altamente valiosa, principalmente voltada para conduzir as relações interpessoais, apresentar uma comunicação efetiva e gerenciar os mais diferentes conflitos.

 

Dentro do contexto da inteligência emocional no trabalho existem quatro pilares de atuação:

 

  • Reconhecimento das emoções – identificação de sentimentos a partir de falas, expressões, gestos e outras formas de linguagem, que podem ser verbais ou não
  • Uso das expressões – capacidade de usar as mais diferentes emoções para se comunicar de uma forma bastante clara e precisa
  • Entender as emoções – compreender as mais diferentes variações emocionais nas suas mais diferentes nuances
  • Gerenciar as emoções – administração de suas emoções e sentimentos próprios e alheios, sempre mantendo o controle da situação e direcionando as conversas para que elas atinjam os seus objetivos.

 

Qual a importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho?

 

A inteligência emocional é uma das competências mais valorizadas no mercado atual, de forma que as sua importância cresce a cada dia. De acordo com diversos relatórios, esta habilidade é uma das mais desejadas pelas empresas, de forma que o Global Talent Report do LinkedIn, coloca essa habilidade ao lado de adaptabilidade, colaboração, criatividade, inovação e persuasão.

 

Além disso, está mais do que provado que a inteligência emocional consegue aumentar a produtividade e os resultados nas empresas. Na realidade existe um estudo conduzido pelas Universidades de Harvard, Boston e Michigan (divulgada pelo LinkedIn) que mostrou que os colaboradores com maior capacidade de comunicação conseguem gerar um ROI (Retorno sobre o Investimento) de 250% em suas contratações.

 

Outro fato bem interessante sobre inteligência emocional no trabalho é o fato que lideres que se apresentem de forma inteligente emocionalmente conseguem aumentar a performance de suas equipes em mais de 30%.

Com esses resultados é fácil observar o quanto que a inteligência emocional é importante para o trabalho de forma que é imprescindível a todos desenvolvê-la da melhor forma possível.

Temos mais conteúdos sobre Inteligência Emocional para você:

Inteligência Emocional no Trabalho

A inteligência emocional no trabalho é uma das principais competências que conseguem fazer toda a diferença quando falamos de relações interpessoais. Dessa forma um profissional pode ser considerado inteligente nas mais diferentes áreas do conhecimento, porém ter um domínio sobre as próprias emoções e sobre as dos outros é um dos maiores diferenciais que alguém pode ter.

LEIA MAIS »

Dicas para desenvolver a sua inteligência emocional

Muitas pessoas já entenderam o que é a inteligência emocional, mas ainda ficam na dúvida de como é possível desenvolver essa parte tão importante da sua vida. Para conseguir aprofundar mais nesse tema é que esse artigo foi pensado, justamente para trazer algumas dicas de como desenvolver a sua inteligência emocional.

LEIA MAIS »
Inteligencia Emocional

5 domínios da inteligência emocional

Conhecer-se. O primeiro domínio é analisar as tuas emoções e seus atos, principalmente as suas respostas aos seus estímulos. O que você faz quando se sente frustrado, é uma resposta verdadeira ou será que existem outros sentimentos? E a ansiedade? Será que não é ela que está sendo a responsável por esconder outras emoções?

LEIA MAIS »

Quais são os Pilares da Inteligência Emocional?

Muitas pessoas encontram dificuldades em lidar com os seus próprios sentimentos e, dessa maneira, não conseguem realizar da melhor maneira possível o seu trabalho, colocam em risco as suas relações pessoais e, claro, sentem-se insatisfeitas consigo mesmas.

LEIA MAIS »

Já conhece nosso método?

Os segredos da inteligência emocional em um guia completo para revolucionar seu autoconhecimento.

Aprenda a gerenciar suas emoções e atingir níveis de motivação e disciplina que a maioria das pessoas não conseguem.