Guia de livros de Inteligência Emocional: melhores obras resumidas
Conheça o Guia completo das Obras de Inteligência Emocional que hoje ocupam lugar de destaque na prateleira das pessoas de sucesso do mundo
Inteligência Emocional no Trabalho
A inteligência emocional no trabalho é uma das principais competências que conseguem fazer toda a diferença quando falamos de relações interpessoais. Dessa forma um profissional pode ser considerado inteligente nas mais diferentes áreas do conhecimento, porém ter um domínio sobre as próprias emoções e sobre as dos outros é um dos maiores diferenciais que alguém pode ter.
Quando pensamos em um local de trabalho, uma empresa, por exemplo, essa competência ainda apresenta um impacto muito mais decisivo, principalmente quando falamos de clima organizacional, na cultura e na produtividade das equipes.
Para entender como esse processo funciona é preciso aplicar a inteligência emocional no trabalho de forma que seja possível aumentar ainda mais a performance e alcanças os mais diferentes objetivos na carreira.
Dessa forma continue lendo o artigo para ter a plena certeza que vale muito a pena investir nessa habilidade em sua carreira.
Quando falamos de inteligência emocional no trabalho estamos falando de uma soft skill, que é uma competência comportamental, e que consiste em reconhecer, avaliar e influenciar seus próprios sentimentos e dos outros dentro das mais diferentes relações profissionais.
O conceito se tornou muito popular após os estudos desenvolvidos por Peter Salovey e John Mayer, o qual publicara o livro Emotional Intelligence, na década de 1990. Dentro dessa obra a definição de inteligência emocional é a seguinte:
“A capacidade de monitorar seus próprios sentimentos e emoções e também os dos outros, discriminá-los e usar essas informações para guiar o pensamento e ações alheias.”
Portanto, dentro de um contexto organizacional, a inteligência emocional se posiciona como uma competência altamente valiosa, principalmente voltada para conduzir as relações interpessoais, apresentar uma comunicação efetiva e gerenciar os mais diferentes conflitos.
Dentro do contexto da inteligência emocional no trabalho existem quatro pilares de atuação:
A inteligência emocional é uma das competências mais valorizadas no mercado atual, de forma que as sua importância cresce a cada dia. De acordo com diversos relatórios, esta habilidade é uma das mais desejadas pelas empresas, de forma que o Global Talent Report do LinkedIn, coloca essa habilidade ao lado de adaptabilidade, colaboração, criatividade, inovação e persuasão.
Além disso, está mais do que provado que a inteligência emocional consegue aumentar a produtividade e os resultados nas empresas. Na realidade existe um estudo conduzido pelas Universidades de Harvard, Boston e Michigan (divulgada pelo LinkedIn) que mostrou que os colaboradores com maior capacidade de comunicação conseguem gerar um ROI (Retorno sobre o Investimento) de 250% em suas contratações.
Outro fato bem interessante sobre inteligência emocional no trabalho é o fato que lideres que se apresentem de forma inteligente emocionalmente conseguem aumentar a performance de suas equipes em mais de 30%.
Com esses resultados é fácil observar o quanto que a inteligência emocional é importante para o trabalho de forma que é imprescindível a todos desenvolvê-la da melhor forma possível.
Temos mais conteúdos sobre Inteligência Emocional para você:
Conheça o Guia completo das Obras de Inteligência Emocional que hoje ocupam lugar de destaque na prateleira das pessoas de sucesso do mundo
Você já encontrou pessoas tóxicas em seu caminho? Confira esse material e aprenda a lidar com pessoas difíceis. E mais: não deixe que elas exerçam poder sobre a sua vida!
Não há dúvidas de que a inteligência emocional é fundamental nas diferentes esferas da vida. Afinal, lidar com as emoções e controlar as reações impulsivas contribui para a harmonia nas relações interpessoais. Sobretudo, auxilia na qualidade de vida e inspira uma rotina tranquila e agradável.
Considerado um dos principais nomes quando o assunto é Inteligência Emocional, Augusto Cury possui diversos livros sobre o tema. O psiquiatra e escritor costuma dizer que o gerenciamento das emoções é sempre possível, no entanto, reforça a importância de seguir técnicas para que esse processo seja, de fato, alcançável.
Quando falamos em inteligência emocional na profissão escolhida como nossa, sabemos que esse conceito vai muito além do que simplesmente teorias relacionadas à psicologia.
Saiba como a inteligência emocional pode auxiliar na educação das crianças e promover um bom relacionamento entre pais e filhos.
Já conhece nosso método?