A inteligência emocional é uma das habilidades que amplia a capacidade do indivíduo gerenciar a si mesmo como também suas relações sociais, e familiar, além de melhorar a produtividade e harmonia no ambiente de trabalho e na vida pessoal.
Dentro desse conceito podemos ter uma melhor visão do que venha a ser realmente o fator inteligência, isso porque é possível perceber que pessoas que mais tem sucesso tem um elevado coeficiente de QE, o que permite ao indivíduo lidar de forma resiliente com seus maiores desafios e frustrações ao longo do dia.
Hábitos que turbinam a inteligência emocional
Acompanhe a leitura e veja hábitos para desenvolver a inteligência emocional
1) Reações do corpo
A meditação é uma forma de sentir suas reações decorrentes das nossas emoções. É uma prática que permite analisar seus limites.
2) Emoções negativas
A prática da respiração é excelente para o gerenciamento das emoções e o desenvolvimento da inteligência emocional. O autocontrole principalmente em circunstâncias ruins é uma prática indispensável para quem deseja essa competência. Fazer sempre uma auto análise para encontrar a melhor maneira de resolver os problemas sem agir de modo impulsivo são habilidades precisas.
3) Controlar a ansiedade
A ansiedade é algo comum do ser humano, no entanto controlar em momentos de pressão é algo preciso. Como já posto o autocontrole é uma das características natas dos emocionalmente inteligentes, praticar a meditação é uma forma de controlar tal sentimento.
4) Rapidez
Na mesma velocidade que pensamos, muitas vezes nos vêm prejulgamentos ou sentimentos que costumamos descartar com facilidade. Ou simplesmente mudamos de opinião sem nem ao menos analisar a circunstância. Seja sensato, analise seus sentimentos, situações e fatos antes de ser influenciado.
5) Não reaja em todas as situações
Analisar as situações antes de agir é uma forma de desenvolver QE,é importante não agir de forma impulsiva para não cometer nenhuma reação que possa prejudicar a si mesmo ou aqueles que nos rodeiam. Atitudes não pensadas geram emoções negativas que podem ser acumuladas no consciente e gerar reações tóxicas. É importante perceber como se sente e só então decidir de que forma se comportar em determinadas situações.
6) Empatia
A habilidade de se colocar no lugar do outro e sentir a dor com o outro procurando sempre soluções que favoreçam ao grupo é também características de pessoas emocionalmente inteligentes. Possuem um olhar mais além sobre suas necessidades e as necessidades do outro. Busca sempre analisar os fatos sem julgar a opinião do outro tendo como maior qualidade o respeito mútuo
7) Saiba até onde você consegue ir
Ser verdadeiro é uma qualidade nata dos inteligentes emocionais mesmo com seus defeitos se aceitam e se respeitam sem a necessidade de ser ou fazer algo para agradar o outro e desagradar a si. Expressão sempre suas opiniões respeitando sempre a dos outros. Contudo reconhecendo sempre suas limitações.
Portanto algumas práticas que auxiliam no desenvolvimento é a respiração, a meditação e também exercícios físicos ajudam a desenvolver a inteligência emocional que deve ser gerada por meio do autoconhecimento.+