Guia de livros de Inteligência Emocional: melhores obras resumidas
Conheça o Guia completo das Obras de Inteligência Emocional que hoje ocupam lugar de destaque na prateleira das pessoas de sucesso do mundo
Inteligência Emocional com Augusto Cury
Considerado um dos principais nomes quando o assunto é Inteligência Emocional, Augusto Cury possui diversos livros sobre o tema. O psiquiatra e escritor costuma dizer que o gerenciamento das emoções é sempre possível, no entanto, reforça a importância de seguir técnicas para que esse processo seja, de fato, alcançável.
Para Augusto Cury, saber como trabalhar com o emocional é um fator primordial para o sucesso, em todos os âmbitos da vida. Dessa forma, entende-se a importância de trabalhar os cinco pilares da inteligência emocional. Por consequência, aprender a lidar melhor com as emoções e os comportamentos que elas podem gerar.
Confira o que o escritor e psiquiatra Augusto Cury fala sobre Inteligência Emocional e de que forma o gerenciamento das emoções contribui para a qualidade de vida.
Para o escritor, a gestão da emoção funciona como uma chave para saber lidar com diferentes situações do cotidiano. Segundo ele, a partir dessa capacidade – que pode ser treinada e desenvolvida a qualquer momento –, o indivíduo se torna capaz de identificar suas próprias falhas de comportamento.
Assim, consegue se adaptar às situações e, de certa forma, se reinventar. Conforme Cury explica, a gestão das emoções permite que cada pessoa inicie um processo de autoconhecimento e educação emocional, colaborando para relações interpessoais positivas e harmoniosas.
Indo além na explicação sobre a importância da gestão emocional, o escritor ressalta que essa habilidade permite que todos os indivíduos se tornem os donos de suas próprias vidas. Afinal, ao saber como gerenciar o emocional, consegue-se, automaticamente, lidar melhor com as reações causadas por ele. Assim, o indivíduo deixa de ser um refém das suas emoções para se tornar o único responsável por aquilo que transmite ao mundo.
Ao trabalhar a inteligência emocional e compreender a sua importância, cada pessoa passa a ter consciência sobre o poder de suas ações. Dessa forma, estabelece-se uma mudança efetiva, que visa não somente o controle das reações, como também um bom gerenciamento das emoções diante de situações inesperadas.
Para o autor, o pilar do autoconhecimento, considerado o ponto de partida da inteligência emocional, permite aos indivíduos que se conheçam profundamente e, assim, identifiquem suas fragilidades. Com isso, é possível perceber quais as situações que desencadeiam sensações negativas e evitá-las. Ou, quando não for possível, estar então preparado para lidar com o momento, sem comportamentos impulsivos.
Nesse sentido, o autor diz, em um de seus livros, que o autoconhecimento permite que cada pessoa exerça com liberdade a capacidade de analisar as situações de seu cotidiano. E, com isso, identifique dúvidas, estabeleça críticas, faça escolhas, corrija o que for necessário e, por fim, estabeleça, a partir do livre-arbítrio, as suas próprias metas de vida.
Por aqui, já falamos sobre a importância da inteligência emocional e como as suas habilidades contribuem para os relacionamentos. É válido ressaltar que elas influenciam em todos os tipos de relação, sejam elas pessoais ou profissionais. Assim, ao saber como gerenciar as emoções, o indivíduo conquista mais harmonia em sua vida, estabelecendo tranquilidade e bem-estar na rotina.
No entanto, Augusto Cury alerta que, as emoções que não são gerenciadas, ou seja, aquelas que geram reações negativas, causam danos nos indivíduos. De acordo com o escritor, entre as situações adversas ocasionadas pela falta de gerenciamento das emoções estão desde a autossabotagem até a falta de habilidades sociais e profissionais. Ou, ainda, a cobrança excessiva, que pode impedir a qualidade de vida e até mesmo afastar pessoas do convívio social e familiar.
Com o Método C3N, você aprende a desenvolver a sua inteligência emocional de maneira eficiente e objetiva. Como sabemos, o autoconhecimento é essencial para o sucesso das relações. E com as ferramentas certas, é possível estimular as habilidades pessoais e assumir o controle da sua própria vida.
Saiba mais sobre o Método C3N e transforme a sua vida!
Temos mais conteúdos sobre Inteligência Emocional para você:
Conheça o Guia completo das Obras de Inteligência Emocional que hoje ocupam lugar de destaque na prateleira das pessoas de sucesso do mundo
Você já encontrou pessoas tóxicas em seu caminho? Confira esse material e aprenda a lidar com pessoas difíceis. E mais: não deixe que elas exerçam poder sobre a sua vida!
Não há dúvidas de que a inteligência emocional é fundamental nas diferentes esferas da vida. Afinal, lidar com as emoções e controlar as reações impulsivas contribui para a harmonia nas relações interpessoais. Sobretudo, auxilia na qualidade de vida e inspira uma rotina tranquila e agradável.
Considerado um dos principais nomes quando o assunto é Inteligência Emocional, Augusto Cury possui diversos livros sobre o tema. O psiquiatra e escritor costuma dizer que o gerenciamento das emoções é sempre possível, no entanto, reforça a importância de seguir técnicas para que esse processo seja, de fato, alcançável.
Quando falamos em inteligência emocional na profissão escolhida como nossa, sabemos que esse conceito vai muito além do que simplesmente teorias relacionadas à psicologia.
Saiba como a inteligência emocional pode auxiliar na educação das crianças e promover um bom relacionamento entre pais e filhos.
Já conhece nosso método?
Método C3N. Todos os direitos reservados – 2022.
Curso de Inteligência Emocional